REDUZA CUSTOS COM A UNIVERSIDADE CORPORATIVA

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Afinal o que é uma Universidade Corporativa e qual a sua aplicação dentro das organizações? Segundo Meister (1999), universidades corporativas são como laboratórios para a aprendizagem, é uma forma estratégica de desenvolvimento para colaboradores, clientes e fornecedores, elas visão ensinar a eles técnicas para melhorar o desempenho organizacional. É uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas e privadas com o objetivo de oferecer cursos e treinamentos específicos para colaboradores com alto nível de personalização para traduzir as políticas, estratégias e objetivos organizacionais.

Ao longo do tempo a criação de Universidades Corporativas foi sempre algo ligado a grandes corporações, como indústrias, bancos ou petrolíferas. Nos últimos anos, com a introdução das plataformas de gestão do conhecimento on-line projetos de educação corporativa são cada vez mais comuns para pequenas e médias empresas.

A universidade corporativa proporciona o alinhamento dos objetivos e estratégias da organização, com a capacitação específica e personalizada de cada colaborador para executá-los. Isso proporciona uma sintonia entre a missão da empresa e o corpo de colaboradores engajados no alcance dos objetivos estabelecidos.

A universidade corporativa permite um significativa redução de custos para a organização, pois reduz as despesas com capacitações externas, deslocamento e viagens. Além disso, as perdas com a rotatividade e absenteísmo dos colaboradores, pode ser  minimizada com a gestão e compartilhamento do conhecimento, através das plataformas online. Isso possibilita que mais colaboradores possam realizar funções distintas de acordo com a necessidade da empresa gerando uma maior flexibilidade para o negócio.

As organizações começaram a perceber a importância do capital humano para o resultado do negócio, e que essa gestão é fundamental para que a que assim acompanhem as mudanças de mercado e tragam resultados mensuráveis a organização. Através disso, identificaram que não poderiam mais depender apenas das Instituições de Ensino Superior para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias universidades, sendo o objetivo delas obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem dos colaboradores, e assim ligando de maneira mais regular os programas de aprendizagem às metas e resultados estratégicos da organização.

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