Product backlog
Em um projeto, como por exemplo a criação de um chatbot para empresa, tudo começa com a definição dos requisitos e skills necessárias para a solução.
Em um projeto Scrum, através do levantamento dos requisitos em conjunto com os stakeholders do projeto, é gerada uma lista de prioridades conhecida como product backlog.

 

Sprint
Após o levantamento de todos os requisitos, o desenvolvimento do projeto poderá ser feito de forma incremental e dividido em ciclos com duração variável de até um mês, períodos chamados de sprints.
Para a criar um chatbot ágil, por exemplo, é aconselhável a utilização de sprints semanais devido à dinamicidade deste tipo de projeto.
Considerando que você possui a lista priorizada de todos os requisitos (product backlog) e a definição da duração da sprint, para o início do desenvolvimento da solução, a metodologia Scrum diz que é necessário planejar qual porção dos requisitos será executada no próximo ciclo.

 

Sprint backlog
Dentro do método Scrum, o ato de planejar a próxima sprint ocorre de forma frequente até o término do projeto.
Ele é conhecido como sprint planning e dá origem ao sprint backlog — no qual são “subtraídas” as tarefas do product backlog.

 

Daily scrum
Com a definição dos itens que serão desenvolvidos na sprint, o acompanhamento e alinhamento da comunicação sobre o projeto é feito através da daily scrum.
A ideia principal deste evento da metodologia Scrum é que cada pessoa envolvida com o projeto dê um breve overview sobre o andamento das atividades pelas quais ela está responsável.
No final de cada sprint, é aconselhável a aplicação de dois eventos do método Scrum, que visam monitorar e controlar o desempenho do projeto:
• a sprint review;
• sprint retrospective.

 

Sprint review e retrospective
De forma concisa, a sprint review tem o objetivo de avaliar os objetivos da sprint e adaptar, se necessário, o product backlog.
Já a sprint retrospective visa avaliar, junto com a equipe envolvida no projeto, os pontos positivos e negativos que aconteceram no ciclo que se encerra.
Para melhor entendimento da metodologia Srcum, a imagem abaixo demonstra todo ciclo dos eventos que podem ser aplicados, por exemplo, no desenvolvimento de chatbots.

 

Ligamos para você!

×

Como podemos ajudar?

×