Negócios estratégicos: como a digitalização da gestão de RH pode impulsionar resultados

Maria Paula Oliveira*

Na era da transformação digital, em que a busca por interações humanizadas permanece uma prioridade, a área de RH assume o papel crucial de alinhar os objetivos estratégicos das empresas com o engajamento das pessoas. Por isso, conduzir uma jornada do colaborador que converse com a cultura da organização é ou deveria ser uma demanda prioritária da área.

Mapear os múltiplos pontos de troca entre colaboradores e a organização, bem como a experiência vivenciada em cada etapa, ganha contornos ainda mais complexos. Hoje, o contato com uma empresa pode acontecer em diferentes espaços, além disso, os colaboradores têm necessidades que mudam durante seu ciclo de desenvolvimento. Mas, a gestão dessa jornada pode ser otimizada e enriquecida tanto para os profissionais de RH quanto para os líderes.

A adoção de processos digitalizados e automatizados, que geram dados e insights em tempo real, reconfigura a gestão do capital humano em uma abordagem mais estratégica, humanizada e impactante. Felizmente, as ferramentas que viabilizam essa transformação já estão disponíveis. A verdadeira oportunidade reside em extrair e aplicar esses dados ao longo da jornada. Abaixo, listo algumas etapas e maneiras de conseguir isso.

Boas-vindas eficiente

Imagine se a identificação dos melhores candidatos não dependesse de horas de análise de currículos impressos. Ferramentas digitais possibilitam aos profissionais de RH gerenciarem o fluxo de candidatos com coesão. Desde a avaliação de currículos até a pré-seleção por meio de questionários dinâmicos.

Essas soluções transformam a experiência do candidato, tornando-a mais fluida e precisa e facilitam a tomada de decisão do recrutador. Dessa forma, a empresa minimiza retrabalho e erros humanos, resultando em uma integração mais eficiente com menor rotatividade.

Desenvolvimento ágil

Uma vez que o processo de seleção foi automatizado, a mesma tecnologia pode ser empregada para promover o desenvolvimento contínuo do novo colaborador. Trilhas de aprendizado baseadas em dados colhidos durante a seleção possibilitam treinamentos personalizados e eficazes.

A integração entre as informações de recrutamento e de aprendizado agiliza o processo e garante o desenvolvimento das habilidades necessárias. Por que investir em um único treinamento com carga horária e custos elevados, se cada colaborador tem necessidades específicas? Ferramentas como o WhatsApp podem ser usadas para consolidar normas e práticas, de maneira intuitiva, adequada e integrada à rotina das pessoas.

Nos casos em que o conteúdo precisa ser complexo, também é possível usar a tecnologia para torná-lo atrativo. Essa abordagem traz a possibilidade de oferecer treinamentos gamificados. Enriquecendo a experiência do colaborador e garantindo a fixação do conteúdo, através de relatórios e informações em tempo real.

Desligamento transparente

A fase de desligamento, muitas vezes delicada, é crucial para evitar processos trabalhistas e garantir uma transição suave. A automação de documentos e a atualização de informações tornam essa etapa mais transparente e menos traumática, para ambas as partes. É através de uma solução de desligamento digital que os profissionais em transição possuem suporte ágil, enquanto a empresa evita inconformidades.

Graças a essa abordagem, o RH e as lideranças podem conduzir despedidas mais transparentes, com feedbacks e históricos específicos. Essa prática não apenas beneficia o ex-colaborador, como também reforça o compromisso da empresa como uma empregadora responsável e comprometida.

Integração estratégica

Se a tecnologia é a base de uma jornada eficaz, a integração de informações ao longo desse percurso é a chave para a obtenção de resultados tangíveis. Dados originados de diversas ferramentas, muitas vezes fragmentados e dependentes de especialistas de TI, não maximizam o potencial da tecnologia.

As soluções de gestão de pessoas devem oferecer robustez e flexibilidade para se adaptar às mudanças. Assim como em nossa vida cotidiana, esses recursos não substituem a importância do olhar profissional. A base de dados possibilita a geração de valor, fortalecendo a conexão entre motivações individuais e resultados tangíveis.

A tecnologia não pode ser vista como uma aliada momentânea, feita para ações pontuais. Ela é capaz de enriquecer a jornada completa do colaborador. Para apoiar o RH nessa missão, especialistas falam sobre os benefícios de uma jornada integrada e digital na 36ª edição da Revista Huma, recomendo a leitura. Acesse o conteúdo em: lg.com.br/revista-huma

* Maria Paula Oliveira é Diretora de Gente, Jurídico e Compliance na LG lugar de gente.

Com mais de 10 anos de experiência, Maria Paula já passou por empresas como Mercedes-Benz e BMW do Brasil. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Direito pela Columbia Law School (CLS), nos Estados Unidos.

O post Negócios estratégicos: como a digitalização da gestão de RH pode impulsionar resultados apareceu primeiro em ABRH Brasil.

×

Como podemos ajudar?

×